Biografia de São Piamarta

São João Piamarta nasceu na cidade de Bréscia (Itália), no dia 26 de novembro de 1841. Filho de José e Regina Ferrari.

Ainda em tenra idade, experimentou a dor de perder sua irmã – dois anos mais velha – e, um ano depois, viveu seu pior luto: a morte de sua amada mãe Regina. A morte novamente o golpearia – três anos depois -, levando a outro de seus irmãos.

Quando ficou órfão, seu avô materno se encarregou de sua educação.

Talvez essas grandes perdas levaram-no a experimentar desde muito pequeno, uma grande ternura e compaixão para com os órfãos, pobres e desamparados – com quem se sentia identificado e comprometido.

Logo cedo, experimentou o chamado do senhor, entrando no seminário. Assim, em 23 de dezembro de 1865, foi ordenado sacerdote, exercendo seu ministério em diversas paróquias.

Sua condição de pobreza marcou profundamente sua vida em favor dos mais necessitados. Dedicava-se com zelo apostólico a formação integral de crianças e jovens. Movido por sua experiência de vida, fundou em 3 de dezembro de 1886, o Instituto Artigianelli, para meninos pobres e abandonados (De forma a prepará-los para a vida profissional e cristã). Mais tarde, em 11 de novembro de 1895, junto ao Padre Bonsignori, fundou a Escola Agrícola de Remedello: referência e orientação para muitos jovens e famílias camponesas de toda Itália.

Para a continuação de suas obras, funda a congregação “Sagrada família de Nazaré”, iniciada em 19 de março de 1900, e, junto a Madre Elisa Baldo, a congregação feminina “Humildes Servas do Senhor”, iniciada em 15 de março de 1911.

Falece santamente em Remedello,no dia 25 de abril de 1913, mas não antes de deixar um legado de amor e educação para aqueles que continuam a sua grande obra de evangelização e de educação.

Atualmente, os filhos espirituais de São João Batista Piamarta continuam sua obra na Itália, Brasil, Chile, Angola e Moçambique.

Com o objetivo de formar cristãmente as famílias e se dedicar à educação da juventude, os primeiros padres Piamartinos chegam a União da Vitória, no estado do Paraná, no ano de 1978, e continuam o carisma do padre fundador da Congregação Sagrada Família de Nazaré: Assim nasce o Instituto Piamarta.